• (11) 97646-9429
  • contato@mgaassessoria.com.br
  • Av. Salgado Filho, nº 1602, Centro, Guarulhos/SP

Transferência

Transferência de veículo é um processo necessário para registrar a mudança de propriedade de um automóvel. Esse procedimento requer total atenção tanto do proprietário que deseja transferir o carro, quanto do comprador que irá receber o veículo.

A MGA Assessoria de Trânsito ajuda você que precisa realizar a transferência de propriedade do veículo. Após a aquisição do novo bem, o proprietário tem um período de 30 dias para transferir, caso a transferência não ocorra neste prazo, o antigo dono fica sujeito a multas e à pontuação na carteira.

O que é o CRV? Por que é importante na transferência de veículos?

O CRV, como já dito, é o Certificado de Registro de Veículos. Quem preenche esse documento é o ex-proprietário do veículo, mas com as informações do novo dono. Depois, é de suma importância reconhecer firma.

É importante que o antigo e o novo dono tenham as cópias do certificado e utilizem caso aconteça algum problema com a compra.

Se o antigo proprietário não comunicar a venda do carro ao Detran, fica responsável por todas as dívidas e infrações cometidas pelo novo dono. O novo dono não pode contratar empresas de seguro enquanto não estiver com o veículo em seu nome.

Transferência de veículo financiados ou com dívidas

Como é feita a transferência de um veículo que já é financiado ou contém dívidas? O processo pode ser feito de duas formas:

1) Se o novo dono paga o valor à vista, as dívidas do veículo são quitadas junto ao banco e o carro deixa de ser alienado. Aí, é só transferir o automóvel como descrito acima.

2) Quando o comprador deseja financiar a compra, o empréstimo antigo é encerrado e um novo empréstimo começa em nome do comprador.

Mas, o que é um veículo alienado?

A alienação fiduciária pode impedir a transferência de um veículo usado, por isso, é importante saber o que o termo significa. O termo alienação fiduciária é encontrado no CRV do veículo, significando que ele está alienado pelo banco.

Assim, quando o veículo está nesta situação, não pode ser transferido sem o intermédio da instituição financeira.

Para fazer a transferência, é preciso procurar o banco responsável, que deve analisar as condições de pagamento do novo proprietário e depois aprovar o crédito para o financiamento. Depois de aprovado o crédito, um novo contrato é feito, passando a dívida do automóvel ao novo proprietário.

Caso a transferência do veículo seja feita sem que se passe por esse processo, os problemas podem aparecer rapidamente, pois o veículo não será desligado do nome do antigo proprietário, então, multas e dívidas contraídas pelo novo dono deverão ser pagas pelo ex-proprietário.

Faça uma consulta agora mesmo!